Antes de definir se existe apenas um sotaque correto, precisamos definir o que é sotaque. Essa palavra refere-se à pronúncia de alguém, onde é permitido conhecer a origem geográfica da pessoa, podendo indicar um país ou até mesmo um estado. Assim como no Brasil, onde conseguimos distinguir pelo sotaque se a pessoa é carioca e mineira, nos Estados Unidos acontece a mesma coisa.
Eliminar um sotaque é praticamente impossível, já que ele reflete os modos culturais e históricos de onde fomos criados e até mesmo a força da linguagem materna, quando você quer aprender um novo idioma. Respondendo a pergunta do nosso título, não, não existe um sotaque inglês perfeito. O que existe são sotaques que se tornaram mais populares e são considerados como uma ‘forma padrão’ do idioma.
Conheça 3 sotaques norte americanos
Para evidenciar que não existe apenas um sotaque inglês perfeito, separamos 3 sotaques populares nos EUA.
1.Sotaque geral do inglês americano
Este sotaque é o mais popular, por ser ouvido com frequência em filmes e noticiários e não pode ser atribuído apenas a uma região do país, mas ele pode ser chamado de centro-oeste às vezes, visto que é amplamente falado em estados do meio-oeste, como Nebraska, Ohio, Iowa, Kansas, Illinois, Minnesota, Indiana e alguns outros.
Os falantes do sotaque geral americano falam a letra “r” ao contrário da Nova Inglaterra, ou seja, bem mais marcante. Esse sotaque é chamado de “neutro”.
2.Sotaque do sul dos Estados Unidos
A parte sul dos Estados Unidos é formada por 16 estados, incluindo Virgínia, Flórida, Alabama e Texas. Nessas regiões, você normalmente encontrará um sotaque de inglês sul-americano bem estereotipado pela expressão y’all (de you all). Ele é peculiar da América do Sul e há muitos fatores que levaram à sua criação, incluindo imigração, urbanização, escravidão, entre outros.
3.Sotaque de Nova York
Por ser a cidade mais famosa dos Estados Unidos, é bem provável que você já tenha ouvido esse sotaque em algumas séries ou filmes filmados na cidade. Palavras como talk e caught são pronunciadas como tawk e cawt, os principais estereótipos desse tipo de sotaque.
Os nova iorquinos também tendem a omitir a letra “r” no final das palavras, assim girl, por exemplo, vira ‘goil’. Outra palavra bem característica é coffee, pronunciada como ‘cwoffee’.
Um artigo do The New York Times descreve esse sotaque como “uma mistura de várias comunidades: italiana, judaica, jamaicana, porto-riquenha, dominicana, irlandesa e muito mais”. Ou seja, ele reflete toda a diversidade cultural da cidade.
Nos acompanhe no Instagram e fique por dentro de várias dicas de como aprender um novo idioma.