Como melhorar o listening: conheça algumas práticas

Quando pensamos em dominar um idioma, não basta apenas saber escrever e ler a língua aprendida, é necessário falar e escutar. Sabemos que o listening, principalmente no inglês, é uma das partes mais temidas das aulas e do cotidiano. É necessário muito estudo e treino para desenvolver essa habilidade. Não há uma saída fácil para essa situação, é necessário praticar bastante para que seu ouvido se acostume com as palavras e expressões e, assim, você consiga se comunicar bem em inglês.

Separamos algumas dicas de estudo e hábitos para que o listening venha gradativamente. Quando for realizar alguma atividade de escuta, indicamos definir um melhor horário para praticar. Você deve se concentrar na tarefa, e não dividir a atenção com outras tarefas, por isso o ideal é fazer em conjunto com ações rotineiras, como lavar a louça ou tomar café da manhã.

A prática leva a perfeição, clichê? Sim, mas é verdade! O ideal é praticar todo dia, mesmo que por períodos curtos. Para praticar incentivamos a assistir séries sem legenda, apenas com o áudio em inglês para começar a se familiarizar com os sons. Podcasts e vídeos no Youtube de nativos são outra forma de praticar e se interessar, já que aborda temas que são do interesse.

Devemos lembrar que isso leva tempo. Aprender uma nova língua, assimilar o vocabulário, as palavras escritas, as palavras faladas, são um desafio e tanto para o cérebro. É necessário persistência e foco, transformando em um hábito diário. Conforme os áudios forem ficando mais fáceis de serem entendidos, desafie-se, opte por áudios mais complicados, mais longos e aproveite!

Quer começar a aprender, ouvir e falar Inglês? Entre em contato com a gente.

 

Não pare por aqui

Continue lendo