Cantando e aprendendo: como a música pode ajudar com as expressões idiomáticas

Uma forma divertida e eficaz de aprender um novo idioma é ouvindo música. Isso mesmo, você pode dançar, se divertir e melhorar o idioma que deseja aprender ouvindo suas canções favoritas. Isso acontece porque na música você consegue identificar e aprender as expressões idiomáticas, ou seja, os termos do dia a dia que são usados em conversas corriqueiras e informais.

Muitas expressões levadas ao pé da letra não fazem sentido, quando traduzido, mas no contexto a gíria ganha significado, por isso estudar as músicas é uma maneira de sentir o ‘feeling’ da expressão, além de ser uma ótima forma de exercitar a memória e treinar a pronúncia das palavras, já que nas músicas, a linguagem fica desacelerada, facilitando o reconhecimento e entendimento de palavras, que em um diálogo, seria de difícil entendimento ou passaria despercebida. 

Nossa dica para estudar através das músicas é: fique atento e desconfie. Quando perceber uma expressão que não parece totalmente natural sendo traduzida ao pé da letra, preste atenção em como ela está sendo usada como expressão, dentro de um contexto. 

Confira alguns exemplos

Expressão: When the sun goes down

Significado: quando o sol se põe.

Música: “When the sun goes down”, Arctic Monkeys.

Expressão: Down to earth

Significado da expressão: uma pessoa “pé no chão”, ou seja, lúcida, realista.

Música: “The Sun”, Portugal The Man.

Expressão: It’s to die for

Significado da expressão: quando você daria sua própria vida por algo ou alguém. Esta é uma forma exagerada de dizer que você faria tudo por alguma coisa ou uma pessoa.

Música: “Loyalty”, Kendrick Lamar.

Nos acompanhe no Instagram e fique por dentro de várias dicas de como aprender um novo idioma. 

Não pare por aqui

Continue lendo