O que me faz bem sucedido na aprendizagem de uma língua?

Aprender uma nova língua é sempre um desafio! Cada pessoa possui predisposições, facilidades (ou não) em aprender coisas novas e estes fatores vão influenciar, quando pensamos em aprender um novo idioma. Mas, independente da facilidade ou não, se tem sotaque, o que importa é a comunicação.

Se o aluno consegue falar, se expressar e principalmente entender o que a outra pessoa está dizendo, podemos afirmar que o aluno é bem sucedido na aprendizagem da língua. Separamos alguns fatores que podem influenciar positivamente a jornada do conhecimento. 

Qual a motivação?

A motivação é algo interno e pessoal. Precisamos encontrar dentro de nós a vontade de aprender e se interessar de forma profunda pelo novo idioma. O aprendizado não vem como mágica, precisa ser lapidado e buscado todos os dias. Por isso ter uma motivação forte e objetiva, ajuda muito na hora do aprendizado.

Seja participativo

Essa é a hora de deixar a timidez de lado e participar ativamente da aula. Traga dúvidas que você tenha e que possam ser aplicadas no seu dia a dia. Escolha temas que interessem a você para conversar com o professor, tornando o sistema de aprendizado mais leve. A aula fica mais produtiva e prazerosa se estiver tendo 100% de aproveitamento na troca entre profissional e aluno. 

Treine a pronúncia e o ritmo da fala 

A leitura, a escrita e a compreensão auditiva são habilidades que naturalmente são estimuladas em sala de aula em função dos materiais escritos e da fala dos professores. Muitos sons da língua inglesa não existem na língua portuguesa, por isso é muito importante treinar a prática da fala, em voz alta, para se familiarizar e tornar o processo mais fluido. 

Use os aplicativos como aliados

Hoje os celulares são indispensáveis, então porque não usufruir dos aplicativos? Existem diversas opções de apps que podem ajudar você na prática de um novo idioma. Escolha o que mais agrada e coloque na rotina de estudos. Outra opção é participar de grupos fechados no Facebook, por exemplo, sobre assuntos aleatórios, como músicas e jogos, assim é possível estar inserido também na linguagem informal.

Nos acompanhe no Instagram e fique por dentro de várias dicas de como aprender um novo idioma.

Não pare por aqui

Continue lendo